PQO - Capítulo Indicadores Financeiros
Taxa Básica Financeira (TBF)
Criada em 29/07/1995 pelo CMN. Utiliza uma amostra das 30 maiores instituições financeiras do país, a partir da remuneração mensal média dos CDBs e RDBs no prazo de 30 a 35 dias, remunerados a taxas prefixadas.
Taxa Referencial (TR)
Calculada com base na TBF e em um redutor definido pelo Governo, determinado de acordo com uma tabela específica, em função da meta estabelecida para a taxa Selic.
Utilizada como índice para remuneração da poupança, das letras hipotecárias e outros contratos.
Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP)
Referência para empréstimos de longo prazo, seu cálculo considera meta de inflação (fixadas pelo CMN) – calculada pro rata para os doze meses seguintes ao primeiro mês de vigência da taxa e no prêmio de risco – que incorpora uma taxa de juros real internacional e um componente de risco Brasil numa perspectiva de médio e longo prazo.
Taxa Selic
É a taxa básica da economia, sendo calculada pela taxa média ajustada dos financiamentos diários (compromissadas) apurados no Selic lastreados em títulos públicos federais.
Taxa dos Certificados de Depósitos Interbancários (CDI)
Os CDIs são títulos de emissão das instituições financeiras que lastreiam as operações do mercado interbancário (servem como uma forma de captação e aplicação (transferências de recursos) entre as instituições financeiras).
ÍNDICES DE INFLAÇÃO
INDICADORES AGROPECUÁRIOS
Sistema Financeiro Nacional (SFN)
• Conjunto de órgãos que normatizam (órgãos normativos), autarquias que fiscalizam (entidades supervisoras) e instituições que executam operações (instituições operadoras).
Mercado Monetário Mercado de Crédito Mercado de Capitais Mercado de Câmbio
Mercado Monetário o Troca de recursos entre agentes econômicos e intermediários financeiros de curtíssimo prazo/curto prazo. o Controle da liquidez da economia, equilíbrio de