Administrador de empresas
Bernardo Epaminondas Bornemann e Corrêa (1) Ana Paula Peters Portella (2)
RESUMO
3.437.988,33
. Considerando que o PDI das Instituições, é um instrumento público e está disponível livremente na internet, a pesquisa foi realizada de forma aleatória, com o objetivo único de analisar o descrito em sua missão, se há na descrição destas, indícios de participação da comunidade na elaboração do PDI e ainda se a missão atende as finalidades previstas na LDB/96. Não é objetivo deste trabalho realizar críticas ou pré-julgamento das Instituições mencionadas, quanto ao estabelecimento das suas missões e ou técnicas utilizadas.
Palavras-chave: Planejamento estratégico. Missão. PDI. IES.
(1)Bacharel em Administração de Empresas (Universidade do Contestado- UNC - SC), Especialista em Gestão e Economia de Cooperativas de Crédito ( FUNDACE- Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia - SP)
(*)Historiadora (Universidade Federal do Paraná), Especialista em História da Arte/Música (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), Mestre em Sociologia (UFPR), orientadora de TCC do Grupo Uninter
1 INTRODUÇÃO.
De acordo com Oliveira (2010), toda e qualquer instituição tem alguma forma de estabelecimento de decisões e ações estratégicas. A maior parte destas instituições apresenta alguma forma para desenvolver e implementar essas decisões e ações estratégicas de maneira estruturada. Ao conjunto de ferramentas que nos permite estabelecer estratégias e projetar situações futuras, chamamos de planejamento estratégico.
O processo que compõe o planejamento estratégico é realizado em três níveis de decisão: nível estratégico, nível tático e nível operacional. Para atender estes três níveis decisórios é necessária a participação ativa dos gestores e de todos os colaboradores da instituição, e requer muito pensar, avaliar, analisar, pesquisar; enfim, é um processo exaustivo,