trab
A fração do petróleo que corresponde à gasolina apresenta faixa de ebulição entre 40oC e 200oC, e é formada por hidrocarbonetos de composição variada (de 17 a 38 átomos por molécula), mas seu principal constituinte são os octanos (C8).
A geometria molecular influi diretamente na polaridade das moléculas: se uma molécula tem dois átomos que "puxam" os elétrons com a mesma força essa molécula é apolar, pois não há formação de centros que concentram carga positiva e negativa. Se molécula é composta por átomos que puxam os elétrons com forças diferentes, ocorre a formação de pólos e então se diz que a molécula é polar. Dessa forma podemos atribuir que se o nº de nuvens em volta do átomo central for igual ao nº de átomos centrais que a cercam, a molécula é apolar, caso contrário é polar.
A relação entre polaridade e solubilidade ocorre da seguinte maneira: substâncias polares tendem a serem solúveis em substâncias polares e substâncias apolares em substâncias apolares. Isso ocorre porque uma molécula polar possui o pólo positivo e o pólo negativo e esses pólos atraem os pólos opostos de outra molécula, dessa forma solubilizando com maior facilidade. A solubilidade entre substâncias apolares ocorre pelas forças de dipolo induzido. Isso explica a experiência da polaridade nas substâncias.
Materiais:
--> Bureta
--> Bastão de plástico
--> Garra --> Papel
--> Suporte Universal
--> Gasolina
--> Béquer de 500 cm³
--> Álcool
--> Béquer de 100 cm³
--> Água
Saiba Mais no GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/polaridade-e-solubilidade-das-moleculas.htmlA gasolina é um