Ligações iônica e moleculares
Avenida República do Paraguai, 120, Sarapuí - Duque de Caxias/RJ
AULA EXPERIMENTAL V:
Ligações iônicas e moleculares
Isabelle Nascimento de Mello
Pamela Roberta Alves da Costa
Sonara Gonçalves Silva Cassa
Duque de Caxias
08/09/2014
SUMÁRIO
1. OBJETIVO 2
2. INTRODUÇÃO 2
3.1 Materiais 4
3.3 Procedimento 5
3.3.1 Substâncias iônicas e moleculares frente ao aquecimento 5
3.3.2 Polaridade e solubilidade 5
5. DISCUSSÃO 5
4.1 Substâncias iônicas e moleculares frente ao aquecimento 5
4.2 Polaridade e solubilidade 7
6. CONCLUSÃO 7
7. TRATAMENTO DOS RESÍDUOS 7
1. OBJETIVO
Este relatório tem por objetivo relatar os experimentos realizados com a finalidade de identificar as ligações iônicas e moleculares nas substâncias químicas, a polaridade e a solubilidade de algumas substâncias em diferentes solventes.
2. INTRODUÇÃO
Tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço é formado por substâncias químicas. As substâncias químicas são constituídas por átomos que, quando isolados, não apresentam estabilidade, com exceção dos gases nobres. Um dos aspectos mais intrigantes da química é o estudo das forças que agem entre os átomos para se tornarem estáveis. A força mais forte é denominada ligação química, e ela unem átomos formando moléculas, agrupamentos de átomos ou sólidos iônicos.
As ligações iônicas são forças eletrostáticas que atraem os íons de cargas opostas, onde um átomo tende a perder elétron, formando um cátion, e outro tende a ganhar, formando um ânion. Esta ligação ocorre frequentemente entre metais e não metais ou entre metais e o hidrogênio, e as substâncias formadas são chamadas de pares iônicos. Em temperaturas elevadas e em soluções concentradas que contêm íons encontramos esta ligação em alguns gases, porém é mais comum achar compostos iônicos no estado sólido, em temperatura ambiente, pois