POLARIDADE MOLECULAR E SOLUBILIDADE DE SUBSTÂNCIAS
2 Material e Métodos
O material utilizado foi: 3 buretas de 50ml, 3 suportes com garra, 3 tubos de ensaio, espátula, bastão de vidro, béquer de 100ml, bastão de plástico, conta gotas, óleo comestível, água destilada, álcool, hexano e iodo.
Montou-se o sistema com as 3 buretas, preso no suporte universal com a garra. A primeira com água, a segunda com álcool e a terceira com hexano. Abriu-se a torneira da bureta de modo a deixar correr um fio. Com o bastão previamente atritado, colocou-se ela próximo ao fio de água, e anotou-se o que foi observado.
Para o experimento de solubilidade montou-se 3 tubos de ensaio, colocou-se água no primeiro tubo, álcool no segundo e hexano no terceiro. Depois pingou-se 3 gotas de óleo em cada tubo, agitou cada um e anotou-se o observado. Repetiou-se o experimento com cloreto de sódio ao invés de óleo e posteriormente iodo.
3 Resultados e Discussão
Ao observar o fio de líquido de cada substância observou-se que algumas, quando aproximadas da régua eletrizada, desviaram e outras não desviaram. Os resultados foram: a água desviou (polar), o óleo não desviou (apolar) e o hexano não desviou (apolar).
No segunto experimento foi observado: o óleo foi mais solúvel em hexano, depois em álcool e por último na água. O cloreto de sódio foi mais solúvel na água, depois em álcool e por último no hexano. Por fim o