relatorio quimica
FACULDADES INTEGRADAS
ENGENHARIA QUÍMICA, MECÂNICA E PRODUÇÃO
LABORATÓRIO
RELATÓRIO
DISCIPLINA: Química Experimental TURMA: Diurno
PROFESSOR: Jorge
DATA DA EXPERIÊNCIA: 17/09/2013
EXPERIÊNCIA: POLARIDADE MOLECULAR E SOLUBILIDADE
NOME
R.A
NOTA
BARRETOS
2º SEMESTRE/2013
1. TÍTULO: POLARIDADE MOLECULAR E SOLUBILIDADE
2. OBJETIVO:
Investigar a relação entre a natureza iônica, polar ou apolar de uma substância com sua solubilidade em determinados solventes.
3. RESUMO:
A prática foi dividida em 3 etapas. A primeira consistia em determinar se a substância era polar ou apolar, utilizando um campo elétrico, a segunda em misturar substâncias e observar se a mistura é homogênea ou heterogênea e a terceira em concluir se a substância era iônica ou molecular.
4. INTRODUÇÃO:
4.1 Polaridade das moléculas Os compostos são classificados me iônicos e moleculares. Iônicos são aqueles que possuem uma ou mais ligações iônicas, mesmo que apresente ligações covalentes. Moleculares são aquelas que possuem apenas ligações covalentes entre seus átomos.
4.2 Polaridade
A polaridade de uma molécula esta diretamente ligada à polaridade das ligações entre os átomos constituintes e a sua geometria. Moleculas polares tem momento de dipolo diferente de zero, enquanto moleculas apolares tem momento de dipolo elétrico igual a zero. As moléculas que se orientam em direção a um campo elétrico (ou seja, que são atraídas por um objeto eletrizado) são polares, caso contrário, apolares.
4.3 Ponto de fusão
O ponto de fusão de um composto é a temperatura na qual o composto passa do estado sólido para o líquido e esta relacionado com as interações entre as partículas. Quanto mais fortes forem as interações intermoleculares, maior o ponto de fusão.
Compostos com moléculas polares possuem ponto de fusão mais alto que moléculas apolares.
4.4 Solubilidade
A solubilidade