Análise livro Free - o futuro dos preços de Chris Anderson
Resumo:
Free explora a discussão sobre como ganhar dinheiro em um mundo onde aparentemente as pessoas têm tudo de graça na internet e não querem pagar por conteúdo. Chris Anderson, afirma que Free será o modelo de negócios do Século XXI, onde será tudo de graça; “A informação quer ser livre”. O livro vai além da mídia. Anderson fala da redução de custos de produção de uma série de produtos e serviços, permitindo determinadas indústrias a simplesmente dar de graça os produtos que elas oferecem. Dar de graça o produto completo será a nova propaganda. Uma vez que a propaganda e publicidade não são mais eficientes para chamar a atenção das pessoas, será necessário outra forma de publicidade, como por exemplo: peças de estilo branded content, com conteúdo ou forma de entretenimento, para que empresas consigam novos clientes para novos negócios. Na economia digital, algumas coisas podem ser grátis e, trazer lucros. Os negócios na internet são baseados em um conjunto de estratégias que envolvem, hoje, um modelo de distribuição gratuita e cobrança por bens e serviços especializados. O que diferencia a economia digital da real é que boa parte do conteúdo da web é compartilhado sem envolver qualquer tipo de relação monetária, em sites como o Wikipedia, o YouTube, o Facebook e o Google.
O Google empresa é uma das mais lucrativas dos Estados Unidos. E conseguiu isso sem cobrar um centavo sequer pela organização do conteúdo digital da rede e pela maioria dos serviços e ferramentas que oferece, como o Google Maps, o Google Docs (documentos) e o Picasa (fotos). Os ganhos vêm, basicamente, de links patrocinados. Além disso, a cada vez busca que fazemos, ajudamos o algoritmo da empresa, o PageRank, a melhorar esse serviço.
No livro é mostrado que esse tipo de negócio tornou-se possível graças ao barateamento contínuo de três componentes tecnológicos: processamento de dados, arquivamento e largura de