MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL
CURITIBA
2012
MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL (TPM)
Trabalho de Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia de Produção para a disciplina de Processo do Conhecer, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
CURITIBA
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Com a globalização da economia, a busca da qualidade total em serviços, produtos e gerenciamento ambiental passou a ser a meta de todas as empresas. Durante muito tempo as industrias funcionaram com o sistema de manutenção corretiva. Com isso, ocorriam desperdícios, retrabalhos, perda de tempo e de esforços humanos, além de prejuízos financeiros. A partir de uma analise desse problema, passou-se a dar ênfase para manutenção preventiva. Com o enforque nesse tipo de manutenção foi desenvolvido o conceito de manutenção produtiva total, conhecido pela sigla TPM(total Productive Maintenance), que inclui programas de manutenção preventiva. e preditiva. O TPM busca uma maior eficiência da manutenção prevenção da manutenção produtiva, por meio de um sistema compreensivo, baseado no respeito individual e na total participação dos empregados. É a melhoria na estrutura da empresa em termos materiais e em termos humanos, alcançando um rendimento operacional global.
2 JUSTIFICATIVA
Ao verificar grandes problemas com perdas produtivas e queda acentuada na qualidade do produto devido à limitação de ferramentas e maquinários no processo produtivo, burocracia para fazer desde uma solicitação de compra de peça ao acionamento da manutenção para corrigir o defeito e ainda auto índice de acidentes e afastamento do trabalho, veio à ideia de estudar melhorias já comprovadas para diminuir e eliminar esses problemas. Com a aplicação correta dessas melhorias,