Manutenção produtiva total
Esta monografia tem como tema Gestão da Manutenção Produtiva Total: Conceitos e Etapas de Implementação. É submetida a universidade Óscar Ribas como requisito final para obtenção do grau de licenciada em engenharia Electromecânica.
Para atender aos interesses de todos os sectores que envolvem uma empresa que são: os clientes, os accionistas, os empregados, os fornecedores e a sociedade, o meio mais viável é aumentar a produtividade.
Outro ponto importante que passou a ditar no mercado de trabalho foi a modernização das estruturas fabris que resultaram em uma produção mais simplificada e qualificada dentro dos processos de manufactura. Mesmo as actividades ainda realizadas manualmente diminuíram seu grau de especialização necessário. Em contrapartida, o aumento da produtividade e os avanços tecnológicos das máquinas geram equipamentos mais complexos, com relação a sua estrutura, e maiores quando relacionados não em tamanho mas sim em quantidade de peças de composição. De acordo com Takahashi & Osada (1993, p. 2) estes fatos citados acima dificultam:
[...] a manutenção da eficiência do equipamento e a prevenção de avarias. [...] Portanto, é imprescindível garantir não apenas que as peças sejam projectadas para serem confiáveis, mas também que os métodos de manutenção preventiva sejam ajustados mais precisamente comprovados.
Um dos pontos focados pela Manutenção Produtiva Total é reduzir os erros de produção e melhorar os índices de qualidade com o auxílio das actividades de manutenção.
Segundo Takahashi & Osada (1993, p. 11) as actividades de manutenção produtiva:
[...] ajudam a melhorar o controlo da qualidade, a entrega dentro do prazo, a redução de custos e a diminuição do número de processos. Essas actividades são a base do gerenciamento, e a essência da melhoria da produtividade. Devem ser implementadas e bem definidas antes da adopção de um novo procedimento de gerenciamento.
O objectivo central deste trabalho é estudar os conceitos e