Manutenção Produtiva Total
Alunos :
Professor Orientador :
Introdução
Neste trabalho apresentaremos sobre a manutenção produtiva total T.P.M.
* Historia.
* Objetivo.
* Processo de Implantação.
História T.P.M
A TPM surgiu no Japão, no século passado, no início da década de 70.
Naquela época, empresas como a Toyota já estavam tentando criar sistema de fornecimento “just in time” , utilizando o mínimo de estoque, tanto de matérias primas quanto de produtos acabados.
Objetivo
TPM é um sistema de gerenciamento que tem como objetivo otimizar o funcionamento de maquinas e instalações, através da participação criativa de todos os colaboradores, sendo um processo que possibilita a melhoria contínua no chão de fabrica. A implantação do TPM é rigorosa no sentido de buscar sempre o “benchmark” onde se procura medir e corrigir todas as perdas resultantes de equipamentos, processos e organizações ineficientes.
Pilares da T.P.M
Os cinco pilares representados são:
a) Eficiência;
b) Auto Reparo;
c) Planejamento;
d) Treinamento;
e) Ciclo De Vida.
Implantação do Sistema
A implantação de um programa de manutenção produtiva total não é fácil. Parte da atitude da alta administração da organização, de muito planejamento e de controle das atividades planejadas. A TPM é um programa que, basicamente, trata de mudança de atitudes e de visão das necessidades e da metodologia em gerenciamento da manutenção. Porém, para que isso ocorra é necessário mudar a cultura da empresa, fato complicado porque existe a tendência de comodismo nas organizações, que muitas vezes não aceitam a mudança, ou acham que o ganho obtido através da manutenção produtiva total é pequeno, pois analisam apenas o aspecto tangível, não mensurando o ganho que os benefícios intangíveis podem trazer para a organização. Manutenção Autônoma
Manutenção Autônoma é a prática de algumas atividades de manutenção pelo pessoal da operação, ou seja, a