Contabilidade financeira
INTRODUÇÃO, CONCEITOS BÁSICOS E MÉTODO CONTABILÍSTICO.
Informação financeira: conjunto de dados ou conhecimentos de natureza financeira, na sua maioria medidos em unidades monetárias. Visa apoiar a gestão em geral em particular a função financeira na empresa (mecanismo ou subsistema organizacional encarregado da gestão financeira).
Gestão: Conjunto de acções de avaliar e decidir com base em informação.
Empresa: Célula base da actividade económica – unidade económica. Conjunto organizado de meios materiais e humanos virados para a produção de bens e serviços – actividade. Visa criar valor para um conjunto de stakeholders (funcionários, accionistas, clientes, Estado, credores, …. Constituída sem horizonte temporal definido – continuidade, mas com um ciclo de vida.
Características qualitativas da informação financeira: Compreensibilidade: fácil compreensão. Relevância: influencia as decisões económicas dos utentes (materialidade) Fiabilidade: isenta de erros, neutra e representação fidedigna. Comparabilidade (consistência)
Actualmente a informação contabilístico-financeira é normalizada e harmonizada (demonstrações e relato financeiro padronizados. Encontra-se estruturada com base em tecnologias de informação por forma a que o tratamento da informação seja rápido e sistematizado; seja possível lidar com quantidades imensas de informação; ultrapassar fronteiras e distâncias geográficas.
Finalidades da Contabilidade Financeira: Produção de informação pertinente, útil, face a objectivos concretos e como base para a tomada de decisões por parte dos utilizadores (internos e externos) – paradigma da utilidade. Função de accountability: a contabilidade apresenta-se como instrumento de informação sobre a gestão e para a gestão. Reforça-se o seu papel na produção de informação para planeamento e controlo – paradigma informacional.
Divisões da Contabilidade Financeira: