Free
ANDERSON, Chris. Free: Grátis: o futuro dos preços. Editora Elsevier. Rio de Janeiro, 2009, 6ª edição 269 p.
CREDENCIAIS DO AUTOR Chris Anderson, é o autor do best-seller internacional “A cauda longa”. É editor-chefe da revista Wired e foi editor de negócios dos Estados Unidos do The Economist. Começou a carreira em dois importantes periódicos científicos, Science e Nature. É formado em Física pela George Washington University e estudou Mecânica Quântica e Jornalismo Científico na University of California.
OBJETIVOS DO AUTOR: O autor divide o livro em quatro partes. Na primeira apresenta o prólogo e o nascimento do Grátis, na segunda parte faz uma introdução do que é o Grátis e sua história, na segunda mostra como é o Grátis digital e quais as consequências para a mídia digital e no terceiro descreve a Economia do Grátis e o Mundo Grátis, e a economia gerada em torno. Os itens estudados em cada uma das partes estão relacionados abaixo:
1. Prólogo: ▪ O Nascimento do Grátis.
2. O que é Grátis: ▪ Grátis: uma introdução: um breve curso sobre uma palavra incompreendida; ▪ A história do Grátis: Zero, almoço e os inimigos do capitalismo. ▪ A psicologia do Grátis: a sensação é boa. Boa demais?
3. O Grátis Digital ▪ Barato demais para fazer diferença: a lição da web: quando o preço cai pela metade todo o ano, o zero é inevitável; ▪ “A informação quer ser grátis”: a história de uma frase que definiu a era digital; ▪ Competindo com o Grátis: A Microsoft aprendeu a fazer isso ao longo das décadas, mas o Yahoo só teve alguns meses; ▪ Desmonetização: O Google e o nascimento de um modelo econômico do século XXI; ▪ Os novos modelos da mídia: a mídia grátis não e novidade. A novidade é a expansão desse modelo a todo conteúdo on-line. ▪ Qual o tamanho da Economia Grátis? A coisa não se limita apenas à dólares e centavos.
4. A economia do Grátis e o mundo grátis ▪ Voltando às