Polaridade molecular e solubilidade de substâncias
Ligações químicas são forças que unem átomos formando moléculas, agrupamentos de átomos ou sólidos iônicos.
Ligação iônica é dada quando as forças eletroestáticas atraem os íons de cargas opostas. Pares iônicos não são incomuns, eles podem ser encontrados em alguns gases e temperaturas muito altas e em soluções concentradas que contem íons,
Como as ligações iônicas são forças fortes, uma quantidade razoável de energia deve ser fornecida para quebrar um soldo iônico. Devido a isto, esses sólidos possuem pontos de fusão e calores de fusão relativamente altos. Sólidos iônicos são fracos condutores de calor e eletricidade e são geralmente encontrados como cristais duros e quebradiços.
Quando um solido iônico se dissolve em água, ele se dissocia. Isto significa que seus nos se separam e são rodeados por moléculas de água.
Alem do mais, ligação iônica ocorre entre um cátion e o anion. Segundo Pauling, uma ligação é predominantemente iônica quando há diferença de eletronegatividade entre os elementos. A ligação se estabelece por transferência de elétrons.
A ligação covalente ocorre entre dois átomos ametálicos. Ela é estabelecida pelo compartilhamento de um par de elétrons, que devem apresentar spins opostos entre os átomos. Esse par estabelece a ligação covalente.
Portanto, ocorre quando os dois átomos têm a mesma tendência de ganhar ou perder elétrons. Sob essas condições, a transferência total de um elétron não acontece. Em vez disso, os elétrons ficam compartilhados entre os átomos.
Uma ligação covalente onde o par de elétrons não é compartilhado igualmente é dita ligação covalente polar. A polaridade de uma ligação, isto é, o grau com que o par é compartilhado, depende da diferença de eletronegatividade, mais polar a ligação.
Quando a diferença na eletronegatividade de dois átomos ligados é muito grande, a ligação é melhor descrita como iônica.
Assim, pode-se dizer que uma ligação é iônica como sendo uma ligação covalente extremamente polar, ou