Poder Judiciário
Outra função atípica do Poder Judiciário é a elaboração do regimento interno dos tribunais, assim com as normas que irão tratar dos procedimentos dentro de seu eixo interno, o que seria uma função típica do Poder Legislativo.
São órgãos do Poder Judiciário o Supremo Tribunal Federal, Superior Tribunal de Justiça, além dos Tribunais Regionais Federais, Tribunais e Juízes do Trabalho, Tribunais e Juízes Eleitorais, Tribunais e Juízes Militares e os Tribunais e Juízes dos estados e do Distrito Federal e Territórios.
O Poder Judiciário, guardião da Constituição Federal, deve assegurar a coexistência harmônica dos três poderes, de forma equilibrada e independente, com autonomia para assegurar o cumprimento das normas constitucionais revendo atos dos outros poderes. É importante ressaltar, contudo, que, embora o Poder Judiciário seja o detentor da última palavra no pertinente à aplicação de normas e princípios do ordenamento jurídico, não se deve cogitar a existência de uma supremacia sobre os demais poderes (Legislativo e Executivo). O Judiciário também se submete à lei e mantém-se no mesmo nível hierárquico daqueles.
O Poder Judiciário vem assumindo um papel bem mais ativo nos últimos anos.
Essa atuação gera alguns incômodos em certos setores da sociedade e nos demais poderes, que alegam existir uma ofensa à