plano de aula crawl
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Como objetivos para essa aula, propomos: aprender as braçadas do nado crawl; aprender as pernadas alternadas do nado; aprender a respiração unilateral e bilateral do nado. obs.: Nessa aula de natação, organizamos o trabalho com o nado crawl ou nado livre, para iniciação.
Duração das atividades
100 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há
Estratégias e recursos da aula
Espaço: Piscina
Materiais.
Pranchas, pullbuoy (flutuadores que utilizamos entre as pernas), flutuadores do tipo “espaguete”
Atividade 1. Alongamento (10’).
Reúna as crianças num local próximo à piscina e instrua-as a fazerem alguns alongamentos, dando ênfases às musculaturas dos braços, pernas, costas e pescoço.
Atividade 2. Passeio de espaguete (15’).
Dentro da piscina: distribua os espaguetes e peça para que os alunos os coloquem entre as pernas, como se montassem um cavalo, de maneira que o tamanho do espaguete à frente e atrás do corpo da criança seja o mesmo. Agora, faça um passeio pela piscina, pedindo que as crianças mexam as pernas, deslocando-se. A ideia é que não segurem o espaguete com as mãos. Essa atividade ajuda as crianças a se equilibrarem enquanto se movimentam na piscina. Dessa maneira, o corpo da criança ficará na posição em pé.
Atividade 3. Pega-pega (15’).
Nesse momento, com os espaguetes debaixo dos braços, organize um pega-pega com as crianças. Escolha um local na piscina onde as crianças não consigam apoiar os pés no chão. Faça uma roda, dentro da piscina, colocando dois dos alunos no centro, que serão os tubarões. Ao sinal do professor, os tubarões nadam em direção aos colegas tentando pegá-los. Quem for pego se desloca para a beirada da piscina e aguarda os outros serem pegos.
Atividade 4. Flutuar e respirar para descansar (10’).
Depois da correria anterior, peça para as crianças flutuarem por algum tempo,