Plano de aula nado crawl
Aprendizagem do nado crawl e costas
Objetivos Específicos:
Fazer com que os alunos tenham um melhor desempenho nas pernadas e braçadas, aperfeiçoando assim o nado completo de crawl e costas.
Conteúdo:
Pernada Crawl
1. Efetuar a pernada do nado crawl com os braços cruzados á frente da cabeça.
2. Efetuar a pernada do nado crawl lateralmente.
Wellen Lay Betini
Pernada costas
1. Bater pernas com os braços estendidos acima da cabeça.
2. Bater pernas de Costas com os braços colados ao corpo, procurando encostar o ombro no queixo, elevação do ombro e rolamento.
Braçada Crawl
1. Efetuar a braçada do nado crawl com um dos braços estendidos á frente da cabeça segurando a prancha e o outro executando a braçada, alternando os braços, respirando lateralmente.
2. Tocando o dedo polegar nas costelas com as duas mãos, chegando às axilas com elevação do cotovelo.
Braçada costas
1. Com o macarrão em "motinha" entre as pernas e os braços estendidos atrás segurando a prancha, o aluno realiza a braçada apenas com o braço direito e voltará com o braço esquerdo. Respeitando a Biomecânica da Braçada de Costas.
2. Com o macarrão em "motinha" entre as pernas e os braços estendidos atrás sem o auxilio da prancha, o aluno realiza a braçada de costas alternando os braços direito e esquerdo, respeitando Biomecânica da Braçada de Costas.
Nado Completo Crawl
1. Nado completo com a cabeça alta – Nadar com a cabeça elevada permite ao nadador observar a entrada da mão na água e acentuar a velocidade da braçada mantendo a continuidade do movimento. Esse exercício é importante para nadadores que de uma maneira imune esperam o outro braço à frente para iniciar uma nova braçada, prejudicando a continuidade dos movimentos. Inicialmente é interessante que os nadadores realizem 6 braçadas a cabeça submersa.
Nado Completo Costas
2. O atleta começa totalmente de lado com a cabeça para cima, um braço estendido para trás e outro ao