Augusto dos anjos
Curso de Especialização em Literatura Brasileira
LÍGIA DA SILVA VIEIRA
AS INQUIETAÇÕES DO EU NA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS
RIO DE JANEIRO
2008
LÍGIA DA SILVA VIEIRA
AS INQUIETAÇÕES DO EU NA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS
RIO DE JANEIRO
2008
RESUMO
O trabalho aqui apresentado é o resultado da pesquisa sobre a poesia de Augusto dos Anjos, através, principalmente, do seu único livro Eu e outras poesias. A importância desse trabalho está no levantamento de dados e características que consagram o poeta como um dos maiores nomes da literatura brasileira. A originalidade é a marca registrada de sua poesia.
Dentro desse contexto, enfatizamos as inquietações do eu que acompanham sua obra e que fizeram brotar de sua alma os mais belos e profundos versos que já apreciamos. Sua personalidade triste em busca de uma explicação científica para suas dores, fez brotar um sentido oculto nos sons dessas palavras rudes.
Vários poemas de Augusto dos Anjos foram analisados e interpretados. Apesar da ausência de uma biografia autorizada, levantamos vários dados autobiográficos dentro de sua poesia. Trata-se de relatos testemunhados por amigos e admiradores do autor que não marcou em sua época, mas se fez presente e incomparável por todas as décadas que vêm sucedendo a sua existência.
Palavras-chaves: poesia, angústia, dor, expressões científicas, incompreensão, reconhecimento.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
METODOLOGIA 8
1. A ORIGEM DO POETA 10
1.1 O materialismo do poeta 11
1.2 O panorama cultural da época 12
2. OS MOTIVOS DAS INQUIETAÇÕES DO EU 14
2.1 A interpretação psicológica 14
3. ANÁLISE DA POESIA DE AUGUSTO DOS ANJOS 18
3.1 Monólogos de uma sombra 18
3.2 Os doentes