Augusto dos Anjos
Nascimento: 20 de abril de 1884, Cruz do Espírito Santo
Morte 12 de novembro de 1914, Leopoldina
Nacionalidade: Brasileiro
Ocupação: Poeta, professor. Formou-se em Direito, mas nunca advogou.
Escola/tradição : Pré-modernismo, Modernismo
Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (Cruz do Espírito Santo, 20 de abril de 1884 — Leopoldina, 12 de novembro de 1914) foi um poeta brasileiro, identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano.
É conhecido como um dos poetas mais críticos do seu tempo, e até hoje sua obra é admirada tanto por leigos como por críticos literários.
Em 1983, Luiz Raphael Domingues Rosa criou o Espaço dos Anjos, um museu, centro cultural e escola livre de desenho e pintura, na casa em que o escritor paraibano Augusto dos Anjos viveu seus últimos na cidade mineira. Durante 25 anos, manteve o Espaço aberto e se tornou um guardião da poesia de Augusto dos Anjos. Luiz Raphael contribuiu também com documentos inéditos para a "Obra completa de Augusto dos Anjos", da Editora Nova Aguilar. Graças a doações da família do poeta, em 1994, o Espaço dos Anjos tem hoje um dos maiores acervos do poeta paraibano. O acervo do Espaço se formou também através de doações de pessoas das mais diversas procedências e origens, que nele depositaram objetos ligados às suas lembranças pessoais e familiares.
Biografia
Augusto dos Anjos nasceu no engenho Pau d'Arco, no município de Sapé, estado da Paraíba. Foi educado nas primeiras letras pelo pai e estudou no Liceu Paraibano, onde viria a ser professor em 1908. Precoce poeta brasileiro, compôs os primeiros versos aos 7 anos de idade.
Em 1903, ingressou no curso de Direito na Faculdade de Direito do Recife, bacharelando-se em 1907. Em 1910 casou-se com Ester Fialho. Seu contato com a leitura, influenciaria muito na construção de sua lógica poética e visão de mundo.
Com a obra de Herbert Spencer, teria aprendido a incapacidade de se conhecer a essência das coisas e compreendido a