Fundamentação Teórica.
A primeira lei de Newton ou lei da Inercia concluiu que um corpo só se movimenta se uma força estiver sendo aplicada sobre ele. Sendo assim para empurrar um caixote de madeira de um lugar a outro, o movimento prevalece somente se uma força estiver atuando diretamente no caixote, ou seja, enquanto ele estiver sendo empurrado. Pois,um corpo ou objeto parado, em razão de sua inércia, tende a permanecer em repouso; Uma vez iniciado o movimento, a tendência do corpo é permanecer em movimento retilíneo e uniforme.
Podemos definir a inércia de outra forma:
A segunda lei de Newton esse princípio consiste na afirmação de que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é necessária a aplicação de uma força. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação da força. Ou seja, quanto maior for a força maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
A terceira lei de Newton se considerarmos um bloco de massa apoiado sobre uma superfície totalmente lisa, sendo que este corpo está em equilíbrio estático. Ao aplicarmos uma força F sobre este corpo ele irá adquirir uma aceleração.
Sendo que para este corpo sua massa é sempre constante, podemos defini-la, numericamente, como a razão entre a força F aplicada no corpo e a aceleração por ele adquirida. Então, a aceleração adquirida por um corpo é diretamente proporcional a sua massa, onde força e massa tem a mesma direção.”