PIERRE BOURDIEU E A EDUCAÇÃO
MARIA CLAUDIA VIRGÍNIA DE LIMA
PIERRE BOURDIEU E A EDUCAÇÃO
RECIFE
2014
MARIA CLAUDIA VIRGÍNIA DE LIMA
PIERRE BOURDIEU E A EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado a Professora Ana Paula Abrahamian, responsável pela disciplina de Fundamentos filosóficos, históricos e sociológicos da educação, no curso de Licenciatura em Educação Fisíca, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, com objetivo de obtenção de nota.
RECIFE 2014
RESUMO
O objetivo do presente texto consiste em expor a sociologia de Pierre Bourdieu suas ideias principais e os principais conceitos desenvolvidos por ele, tais como o de campo, de capital e de espaço social.
INTRODUÇÃO
Pierre Bourdieu (1930-2002), é considerado um dos maiores sociólogos das ultimas décadas, suas obras não só respondem a questões originais sobre as funções e o funcionamento social dos sistemas de ensino nas sociedades contemporâneas,como lança mãos de novos questionamentos até então inexistentes. “Bourdieu fez de sua vida acadêmica e intelectual uma arma política e de sua sociologia uma sociologia engajada, profundamente comprometida com a denúncia dos mecanismos de dominação em uma sociedade injusta.”
DESENVOLVIMENTO Dentre as principais questões levantadas por Pierre Bourdieu está a de que o papel de democratizar que é dado as escolas no intuito de reduzir as diferenças entre classes e grupos muitas vezes é falso, pois por vezes alguns alunos estariam em condições mais favoráveis que outrem, por atenderem exigências muitas vezes ocultas, porém presentes, das escolas. Logo distante de democratizar, a escola assume o papel de “reforço das desigualdades e como