A sociologia da Educação de Pierre Bourdieu
Centro de Ciências Sociais e Educação- CCSE/ Pedagogia
Disciplina: Sociologia da Educação
Compreensão do artigo: A sociologia da Educação de Pierre Bourdieu: Limites e Contribuições
Em relação às desigualdades escolares Bourdieu encontrou uma justificativa para tal problema. O pensador buscou compreender o processo educativo em seu percurso histórico. Até o século XX a ideia que todos tinham sobre o problema da escolaridade era que estase resolveria com a superação do atraso econômico, para a sociedade se tornar justa e igualitária.
Às escolas pública e privada seriam destinadas as mesmas oportunidades. E, somente aqueles que se destacassem no ambiente escolar poderiam exercer certos poderes aos outros, adquirindo uma superioridade. A escola representava uma instituição em que se propagava o conhecimento objetivo, na qual os alunos eram analisados e selecionados de acordo com seu desempenho de raciocínio.
Nos anos 60 ocorre uma nova compreensão de instituição escolar, em que a sociedade deixa de pensar de maneira positiva e passam a adotar atitudes pessimistas. Certas situações contribuíram para tal pensamento; pesquisas dos governos inglês, francês e americano explicaram que a origem social dos indivíduos passou a ser a justificativa dos estudiosos para o problema das desigualdades escolares, porém poderiam ser resolvidas com altos investimentos.
Dessa forma, deduziram que não era apenas o desenvolvimento escolar que implicava nas desigualdades escolares, como também a naturalidade social. Além disso, ocorre o descontentamento de estudantes com a postura autoritária do sistema de ensino e com os baixos retornos econômicos no mercado de trabalho. Esse grupo da sociedade viu-se enganado com a postura do governo, principalmente pela desvalorização dos seus diplomas,
.Bourdieu propôs um modelo para esclarecer os problemas das instituições escolares, ele propunha responder todas as dúvidas ainda não solucionadas. A educação