PH E SISTEMA TAMPAO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
BIOMEDICINA
TEMA: “MEDIÇÃO DO PH E FUNCIONAMENTO DO SISTEMA TAMPÃO”.
Relatório aula prática em laboratório sobre resultados de medidas de PH e funcionamento do Sistema Tampão e Sistema não Tamponado.
São Paulo
Campus: Chácara Santo Antônio
Fevereiro / 2014
• Introdução
O intuito das análises propostas pela atividade, é o de definir de maneira conceitual e empírica a solução-tampão, utilizando para isto o conceito de pH. A escala de pH proposta pelo químico dinamarquês Sörensen aponta a concentração de H+ em uma solução, viabilizando uma comparação entre a acidez das soluções. A solução-tampão, objeto de nosso estudo, pode ser definida como aquela cujo pH não sofre alterações com a adição de uma base ou de um ácido em quantidade limitada. As soluções-tampão usuais devem conter duas espécies químicas principais: uma capaz de reagir com os íons de H+ adicionados ao sistema; e outra, capaz de reagir com os íons OH – acrescentados ao sistema. No entanto, é essencial ter em mente que este tipo de solução obedece a certos limites, a adição de grandes quantidades de ácido ou de base pode destruir os chamados “estoques de reserva”, anulando o efeito tampão. No experimento foram utilizados os chamados indicadores universais. A mistura de indicadores mostra uma série de diferentes cores de pH, numa escala de 3 até 11. Dessa forma, as cores também variam de um vermelho intenso, na solução fortemente ácida, passando pelo amarelo e pelo verde, até chegar ao purpúreo intenso, na solução fortemente básica (LEMBO & USBERCO,2002).
•Objetivo
Para iniciar o processo de pesquisa foi preciso conhecer os equipamentos e materiais a ser utilizado em laboratório,o profissional deve estar trajado de acordo com as normas de segurança para o trabalho, se o laboratório atende as normas de higiene pela Anvisa, na sequência iniciar o processo de medir o PH da água para ver