cromo +3 e +
O cromo é um metal de transição, duro, frágil, de coloração cinza semelhante ao aço. É muito resistente a corrosão. Possui numero atômico 24 e massa atômica relativa a 52 esta localizado no sexto grupo e quarto período da tabela. Estados de oxidação (oxido) 6, 4, 3, 2 (acido forte). Considerado metal pesado, por sua densidade ser 7200 km/m³.
Propriedades físicas
Estado da matéria
Sólido
Ponto de fusão
2180 K
Ponto de ebulição
2944 K
Entalpia de fusão
21 kJ/mol
Entalpia de vaporização
339,5 kJ/mol
Volume molar
7,23 ×10−6 m3/mol
Pressão de vapor
1 Pa a 1656 K
Velocidade do som
5940 m/s a 20 °C
Classe magnética
Paramagnético
2 Cromo (+3) e Cromo (+6)
Íon trivalente (+3) e hexavalente (+6) são os estados de oxidação mais estáveis do metal de transição cromo. Enquanto a forma cromo (+3) é um micronutriente essencial para a adequada regulação da homeostase glicêmica, o cromo (+6) é reconhecidamente tóxico e carcinogênico. O estado trivalente cromo (+3) é a forma mais estável sob condições de redução. O cromo na sua forma hexavalente representa o estado mais estável do elemento depois do trivalente. O cromo (+3) é natural no meio ambiente, e o cromo (+6) é geralmente produzido por processos industriais, principalmente, na fabricação de ligas metálicas.
02
3 Aplicações
Compostos de cromo são usados na produção de ferrocromo, eletroplatina, produção de pigmentos e curtimento. Os principais usos de cromo são no processamento metalúrgico de ferrocromo e outros produtos metalúrgicos, principalmente, aço inoxidável, e de uma maneira bem mais secundária, no processamento de refratários de tijolos de cromo e processos químicos para produzir ácidos de cromo e cromatos.
4 Toxicidade
Hexavalente é mais tóxica do que a trivalente. Mineração, produção de ligas resistentes à corrosão, cromagem eletrolítica, adição de cromo a tijolos refratários, produção de óleos lubrificantes, curtimento de couro, produção de