Ferndinand Saussuere

3793 palavras 16 páginas
FERDINAND DE SAUSSURE E O OBJETO DA LINGUÍSTICA

Neila Barbosa de Oliveira Bornemann

1

INTRODUÇÃO

Considerando os estudos de Ferdinand de Saussure quando afirma que “a língua é o palco de fenômenos relevantes” (ELG 2002, p. 241) compreendemos a importância da constatação quanto à inexistência de sociedade sem linguagem, portanto não há sociedade sem comunicação, pois esta se utiliza das diversas manifestações de linguagem para interagir com o outro e com todos os elementos que a rodeiam, além disso promove a conexão entre sociedades por meio da interação linguística para a realização e manifestação de sua cultura e história.
Como um marcador de águas na história da linguística, Ferdinand de
Saussure foi o estudioso que buscou definir um objeto de estudo, o que ainda não havia sido preocupação e objetivo de outro estudioso; ocasionando, assim, a fundação de uma ciência autônoma e independente de outros estudos, embora, conforme o mestre “a linguística tem relações bastante estreitas com outras ciências, que tanto lhe pegam emprestados como lhe fornecem dados. Os limites que a separam de outras ciências não aparecem sempre nitidamente” (CLG 2006, p.
13).
Porém, definir um objeto é um processo bastante complexo e, por isso, implica ultrapassar muitos desafios para estabelecer uma ciência, nessa perspectiva ao comentar que a linguagem tem um lado individual e um lado social, Saussure
(CLG 2006, p.16) evidencia que:

Dessarte, qualquer que seja o lado por que se aborda a questão, em nenhuma parte se nos oferece integral o objeto da Lingüística.
Sempre encontraremos o dilema: ou nos aplicamos a um lado apenas
1

Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa, pela UNIC e Mestranda do Programa de
Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT. E-mail: neilabarbosa@ufmt.br

1

de cada problema e nos arriscamos a não perceber as dualidades assinaladas acima, ou, se estudarmos a linguagem sob

Relacionados