tampão
CAMPUS MONTES CLAROS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL
PREPARAÇÃO E PROPRIEDADES DE UMA SOLUÇÃO TAMPÃO
Relatório apresentado como parte das exigências dadisciplina Química
Analítica Experimental pelos discentes
Ana Carolina Tolentino
André Augusto
Laísse Dias Ribeiro
Pablo Ataíde
Prof. Daniel Magalhães
Montes Claros – MG
Março/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Soluções tampão são soluções que atenuam a variação dos valores de pH (ácido ou básico), mantendo-o aproximadamente constante, mesmo com adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases.
Em estudos ligados à medicina e à biologia é muito importante o conceito de solução tampão, pois os fluidos biológicos (animais ou vegetais) são, em geral, meios aquosos tamponados.
Um dos sistemas tampões mais importantes é o do sangue, que permite a manutenção das trocas gasosas e das proteínas. O pH do sangue é de 7,4 e o principal sistema tampão é um equilíbrio entre o ácido carbônico e o íon a ele associado, o bicarbonato. Este sistema evita variações de 0.3 unidades de pH as quais poderiam trazer graves consequências ao ser humano. Os tampões, denominação traduzida do original inglês "buffer" (amortecedor), são as substâncias que limitam as variações do pH do sangue e demais líquidos orgânicos, ao se combinarem com os ácidos ou as bases que alcançam aqueles líquidos. As substâncias que constituem os tampões agem aos pares ou, menos comumente, em grupos, constituindo um sistema protetor.
Um sistema tampão é constituído por um ácido fraco e o seu sal, formado com uma base forte. O ácido fraco e o sal do sistema tampão, em condições normais, existem em uma relação constante, que o organismo tende a preservar. Se gotejarmos continuamente ácido clorídrico em água durante um intervalo de 90 minutos, verificamos que o pH da água passa de 7 para 1,84. Se