tampão
CAMPUS – DOIS VIZINHOS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
PH E TAMPÕES.
Disciplina: Bioquímica.
Acadêmica: Fernanda Aparecida Brocco Bertan, Fernanda Paula Boncoski, Maiara Cristina Boncoski.
DOIS VIZINHOS
28/05/2013
1.0 Resumo;
Soluções tampões são as que resistem as mudanças do ph quando é adicionado um acido ou uma base forte, isso sempre ocorre pelo equilíbrio entre as espécies de tampão. Um tampão é a mistura de um acido fraco e uma base conjugada ou uma base fraca e um ácido conjugado. Ele tem um papel muito importante principalmente para a manutenção do pH do sangue e da respiração.
Se um acido for adicionado a uma solução tampão ocorre uma elevação da concentração dos íons H+, e a solução tampão vai restabelecer o estado do equilibro, o mesmo acontece com uma base a diferença é que vai haver uma elevação de OH-.
A solução tampão tem um limite para as quantidades de ácido ou base adicionadas se esse limite ultrapassar a solução tampão não consegue mantêm o pH constante.
Nesse experimento o objetivo através da variação da cor perceber a variação do pH utilizamos 4 tubos todos com água destilada e apenas 2 com solução tampão junto com a água destilada nos 2 primeiro tubos foi acrescentado NaOH, nos 2 últimos HCl e no final obtemos o resultado esperado que era a não variação do pH nas soluções tampões.
2.0 Introdução;
Solução tampão é uma solução formada por um ácido fraco e sua base conjugada ou por uma base fraca e seu ácido conjugado, essa solução é chamada dessa forma por ser capaz de manter o seu pH mesmo depois de acrescentar um ácido ou uma base até a quantidade limite da solução. Essas soluções mantém praticamente inalterada, mantendo o efeito por esse motivo chamadas de tampões. A bioquímica utiliza constantemente os