legitimacao do conhecimento
A construção do conhecimento, ideologia, legitimidade do saber e propriedade do conhecimento.
O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO:
Com base em pesquisas realizadas acerca do desenvolvimento da inteligência na infância, foram elaboradas diversas teorias que exploram o processo de formação do conhecimento.
Segundo Piaget, a construção do conhecimento se dá por adaptação e organização, seguindo uma abordagem interacionista. Sua teoria consiste na construção do conhecimento como sendo produto de interações - físicas ou mentais - entre o sujeito e o objeto. Nessa direção, o sujeito aprende através de suas ações e, ao causarem desequilíbrio, a construção do conhecimento ocorre progressivamente pela organização e adaptação das interações com o ambiente.
É importante ressaltar, que o processo de produção do conhecimento se dá de forma permanente e em constante desenvolvimento, de modo que novos níveis de conhecimento são indefinidamente construídos através de “trocas” entre o sujeito e o objeto.
Além disso, o mentor da Psicologia Sócio-Histórica Lev Vygotsky, elaborou uma teoria de construção do conhecimento na qual o desenvolvimento do individuo corresponde ao resultado de um processo sócio-histórico construído a partir de hábitos, experiências, atitudes, valores e da própria linguagem daqueles que interagem com a criança no grupo familiar ou na convivência com a mesma. Essa teoria de Vygotsky contribuiu imensamente para a educação e consiste, portanto, nas relações intra e interpessoais que são internalizadas e assimiladas pelo sujeito, cujos conteúdos são: o conhecimento, além de papéis e funções sociais. É também através desse processo que acontece a construção espaço-temporal de visões de mundo e sociedade, responsáveis por colocar o indivíduo face às questões atuais de importância mundial.
Vygotsky prioriza em sua