evolucao do pensamento geografico
O conhecimento geográfico, no sentido de uma Geografia sistematizada surge com os geógrafos Humboldt e Ritter na Alemanha, as constribuições e as idéias apresentadas pelos geógrafos, determinaram o desenvolvimento dessa ciência.
O surgimento e a eclosão da Geografia, no inicio do século XIX, está ligada historicamente ao desenvolvimento do capitalismo na Alemanha que marca de forma decisiva as formas de pensamento que ali acontecem. As transformações ocorridas em todo o território alemão em busca da unificação territorial foram marcadas por diversidades e conflitos.
Humboldt desfrutava de uma formação de naturalista, realizou enumeras viagens,e durante cinco anos explorou a América Latina. Sua proposta de Geografia aparece na legitimação e desenvolvimento de seus próprios procedimentos de análise e em termos de método, Humboldt apresenta o “ empirismo raciocinado”, isto é, a instituição a partir da observação. Ritter, nas suas obras, trás explicita a metodologia. Em seu principal trabalho, Geografia Comparada, existe um intuito deliberado de sugerir uma Geografia.
Em se tratando desse processo evolutivo Cristofolett (1999, p.5) afirma que: “todos os pensadores da Antiguidade e Idade Média que descreveram as características de paisagens e povos situados em lugares da superfície terrestre são exemplos de geógrafos”. Para compreender o que foi, de fato, a evolução do pensamento geográfico, o pressuposto mais importante era o conhecimento efetivo de todo o planeta.
O conhecimento geográfico, no sentido de uma Geografia sistematizada surge