Evolução do pensamento geografico
PROFESSOR (A): Maria Antonia
TUTOR:
ASSUNTO: Atividade 4
ALUNA:
1. Qual era o contexto econômico e político da Alemanha no final do século XVIII e inicio de século XIX quando teve inicio a sistematização da Geografia?
O contexto econômico e político que se deu dos meados do século XVIII até meados do século XIX foi marcado por transformações e revoluções por toda Europa.
Na Alemanha, os monarcas, para continuarem com seu poder absoluto, utilizavam de idéias iluministas para realizar pequenas reformas, conciliando o Absolutismo com algumas propostas do iluminismo sem, contudo, se tornarem liberais; o que gerou um pequeno progresso para o país.
A Revolução Industrial que ocorreu nessa época, trouxe muitas conseqüências para a Europa, entre elas, a predominância do Capitalismo liberal e concorrencial; o aparecimento de duas classes básicas (burguesia e proletariado); e, desqualificação do trabalho.
2. A epistemologia, considerada também a filosofia da ciência dedica-se a teoria do conhecimento, sua origem e desenvolvimento, seu objeto e seu método. Com base no texto, escreva qual é o objeto e qual é o método da Geografia em Humboldt e em Ritter.
Humboldt entendia a Geografia como a parte terrestre da ciência do cosmos, isto é, como uma espécie de síntese de todos os conhecimentos relativos à Terra. Em termos de método, Humboldt propõe o empirismo raciocinado, isto é, a intuição a partir da observação.
A obra de Ritter já e explicitamente metodológica. A formação de Ritter também e radicalmente distinta da de Humboldt, enquanto aquele era geólogo e botânico, este possui formação em Filosofia e Historia. Ritter define o conceito de “sistema natural”, isto é, uma área delimitada dotada de uma individualidade. A Geografia deveria estudar estes arranjos individuais, e compará-los. Assim, a Geografia de Ritter é, principalmente, um estudo dos lugares, uma busca da individualidade destes.