Pessoas
Gerência de Patrimônio Patrimônio Conceito: A concepção econômica de patrimônio sob o aspecto científico, observando que os bens econômicos ou riquezas conjuntas constituem todo Patrimônio pertencente às pessoas naturais, às Entidades Públicas, Sociedades, Empresas Privadas, com ou sem personalidade jurídica, e constituem os Patrimônios particulares.
Em outras palavras: É o conjunto das riquezas, dos bens econômicos de uma pessoa, Entidade Pública, Sociedade, Empresa, etc. Podemos dizer também que o Patrimônio de uma pessoa ou Entidade, é um complexo de bens econômicos de que podem, de fato ou de direito, dispor em seu próprio interesse. Não podemos esquecer que o Capital é entendido com a fonte do Patrimônio.
Constituição do Patrimônio Fazem parte dos bens patrimoniais:
. Terras; . Bibliotecas;
. Imóveis; . Museus;
. Mobiliários; . Bens de natureza industrial e comercial;
. Máquinas, motores e aparelhos;
. Veículos . Aeronaves;
. Outros bens móveis, como: as ações .
Equipamentos diversos de empresas Públicas, certidões de débitos, hipotecas, quinhões de clubes e obrigações outras que se contrair com terceiros por mercadorias, etc. “O PATRIMÔNIO NÃO É DÁDIVA, SIMPLESMENTE, MAS CONQUISTA DO SER.
O DIAMANTE NÃO SE ENCONTRA PRONTO E ACABADO,
PORÉM, RESULTA DE UMA AÇÃO MILENAR DE TRANSFORMAÇÃO E DE
BURILAMENTO NO LABORATÓRIO DA NATUREZA”. Da Movimentação e Controle (Tombamento) Cumpre ao Departamento de Administração da Empresa ou Órgão Público, no que concerne ao material Permanente em uso, cuidar da localização, recolhimento, manutenção e redistribuição desse material, assim como da emissão de Termos de Responsabilidade, que conterão os