Pessoa
1- Proposição - introdução em que se apresenta o herói e o tema. O herói é coletivo, é o povo português (como o próprio nome diz, Os Lusíadas, filhos de Luso). Apresenta a nação portuguesa como escolhida por Deus para explorar os mares nunca antes navegados.
2- Invocação - um pedido de inspiração às musas da poesia. O pedido é feito às Tágides, ninfas do rio Tejo.
3- Dedicatória - O poema é dedicado à alguém.
Narração - Os fatos são narrados com ênfase nas peripécias do herói e nos acontecimentos históricos. É a parte mais ampla da Epopéia. Em "Os Lusíadas", é a viagem de Vasco da Gama em direção à Índias.
Epílogo - Fechamento da Epopéia geralmente com a consagração dos heróis. Em "Os Lusíadas", é o regresso triunfal dos portugueses com uma passagem pela Ilha dos Amores.
Quatro planos temáticos: plano da viagem (viagem de Vasco da Gama à Índia), plano da história de Portugal (episódios da história dos portugueses), plano do poeta (Camões refere-se a si mesmo, enquanto poeta admirador do povo e dos heróis portugueses), plano da mitologia (são descritas influências da mitologia greco-romana na ação dos heróis).
Mensagem aborda o passado glorioso de Portugal e sua decadência. Divida em 3 partes: Brasão, Mar Português e O Encoberto. Brasão – informações sobre a formação da nacionalidade, heróis lendários e históricos.
Mar Português – descobertas, aventura marítima, conquista do império, (Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce: Tudo vale a pena se a alma não é pequena) ânsia do desconhecido e esforço heróico da luta com o mar.
O Encoberto – morte das energias de Portugal simbolizada pelo nevoeiro. Afirmação do Sebastianismo. País na estagnação à espera do ressurgir, do aparecer da Nova Luz (Quinto Império).