Bienal de arte de são paulo 2012
Bienal de Arte de São Paulo 2012
Trabalho feito pela aluna Isabella Splendore, número 16, 1ºK, Ensino Médio, com a orientação da professora Nilza Benites.
All the clothes of a woman – Hans Peter Feldmann
70 fotografias em preto e branco montadas sobre tela, 34 x 46 polegadas, 303 Gallery, Anos 70.
Feldmann é um artista alemão que através de fotografias, ou gravação de cenas ordinárias, apresenta em suas obras situações, figuras e contextos cotidianos. Hans prepara os objetos envolvidos na sua obra para que na observação do espectador, o mesmo atribua aos mesmos possíveis significados. Como o próprio titulo nos mostra, essa obra retrata várias peças do guarda roupa de uma mulher em preto e branco. Nessa obra, ele demonstra uma fascinação pelo universo feminino e determina a identidade de uma mulher, por meio das roupas que ela usa. Hans coloca objetos comuns a nosso dia-a-dia sobre um ponto de vista diferente, ou seja, de certa forma, sua arte lembra um pouco a pop-art.
Esqueleto com flores – Tiago Carneiro da Cunha A proposta principal de Tiago é tratar ironicamente de temas como a violência, sexo e erotismo, explorando nisso a figura humana. Tiago está sempre procurando chocar os espectadores. Neste trabalho, por exemplo, a crítica está na representação de um esqueleto ajoelhado, sem cabeça, que serve como “vaso de flores”. Ele explora um objeto comum a nós, um vaso, transformando-o em nossa forma humana, e a representando em situação crítica e de certa forma, humilhante, servindo como um objeto mundano, um vaso.
Ensembles – Anna Oppermann
As “ensembles” de Anna são um tipo de instalação que reúnem desenhos, pinturas, fotografias, textos, frases e objetos combinados em um mesmo espaço, sendo que esses objetos faziam parte da vida de Oppermann, eram importantes para a artista. O nome da instalação “ensemble” vem de uma mistura