Pesquisa de projeto sobre dislexia
. TEMA
Dificuldades de Aprendizagem no desenvolvimento da Leitura e da Escrita dos Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Colégio Estadual Osmário Batista do município de Canavieiras-BA no ano de 2009.
2. INTRODUÇÃO
O ato de ler e escrever sempre desempenhou um importante papel muito importante em vários âmbitos da sociedade. Em nossa realidade, quando um indivíduo ingressa no mundo escolar, cria-se um torno dele um verdadeiro circuito de expectativas referentes a organização da leitura e da escrita. Porém, quando se percebe que algo de errado está ocorrendo, que o educando não consegue assimilar as novas habilidades que a leitura requer, ocorre por parte dos pais e educadores o que chamamos de “pseudodiagnóstico”, rotulando-a muitas vezes como indisciplina ou até mesmo como preguiçosa. Na década de 1930, as dificuldades de aprendizagem foram atribuídas a desajustes emocionais e a criança com dificuldade era considerada como uma criança-problema; as dificuldades de aprendizagem em leitura e escrita eram vistas como uma anormalidade.
Problemas de aprendizagem das crianças
Os problemas de aprendizagem afetam 1 em cada 10 crianças em idade escolar. São problemas que podem ser detectados em crianças a partir dos 5 anos de idade e constituem uma grande preocupação para muitos
3. OBJETIVOS
3.1. OBJETIVO GERAL
Descrever e caracterizar as dificuldades de aprendizagem ligados ao desenvolvi- mento da leitura e da escrita identificando qual o tipo de distúrbio sofrido; buscando os melhores e mais corretos métodos para a reeducação dos educandos. Deste modo, este trabalho apresentará os principais fatores que interferem no processo de aprendizagem na vida escolar e como as dificuldades em leitura e escrita, que ocorrem desde o século XX, podem ser amenizadas e erradicadas.
3.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Esclarecer a confusão entre “dificuldade”,