DISLEXIA
INTRODUÇÃO
O projeto de pesquisa aqui apresentado tem por finalidade fazer uma investigação da ação pedagógica do professor que está atuando com alunos portadores de dislexia. Sabemos que esse aluno para aprender vai necessitar de um atendimento diferenciado dentro da turma, esse atendimento vai exigir do professor uma postura de pesquisador, mediador e promotor da igualdade dentro da sala de aula.
A metodologia utilizada para essa pesquisa será estudo de caso e a pesquisa qualitativa bibliográfica, tendo como foco a ação pedagógica do professor no sentido de promover a aprendizagem do aluno portador de dislexia.
Esse estudo será realizado mediante observações da prática pedagógica de professoras em três escolas do Litoral Norte, os dados coletados serão confrontados com dados da pesquisa qualitativa bibliográfica, com as respostas do questionário sob a análise do grupo.
TEMA: DISLEXIA
Problematização: O papel do professor na identificação da dislexia em sala de aula.
OBJETIVOS
Objetivo geral: Estudar o papel do professor na identificação da dislexia.
Objetivos específicos:
Pesquisar sobre o que é dislexia.
Verificar como os professores identificam a dislexia em sala da aula.
Conhecer as causas e as conseqüências da dislexia para a aprendizagem.
Verificar a ação do professor como mediador na construção da aprendizagem do aluno disléxico.
Hipótese: O planejamento do professor pode auxiliar na aprendizagem do aluno disléxico.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada para o levantamento de dados será a pesquisa qualitativa bibliográfica, tendo com foco principal a ação pedagógica do professor no sentido de auxiliar a construção da aprendizagem do aluno disléxico.
Utilizaremos também a modalidade estudo de caso, de maneira que faremos um estudo mais aprofundado da ação pedagógica de três professoras no Litoral Norte, através de observações e análise das respostas do questionário. O estudo de caso nos possibilitará a