Dislexia
Secretaria de Estado da Educação
4ª Gerência Regional de Educação
Escola Estadual de Ensino Médio Frei Martinho
Programa de Ensino Médio Inovador (PROEMI)
Projeto : Dislexia no Ensino da Aprendizagem
Macrocampo : IC – Integração Curricular
Professora : kellyane Niedja de Lima Vasconcelos
1. JUSTIFICATIVA
No Brasil, segundo estimativa de 15 milhões de pessoas têm algum tipo de necessidade especial. As necessidades especiais podem ser de diversos tipos: mental, auditiva, visual, físico, conduta ou deficiências múltiplas.
Deste universo, acredita-se que, pelo menos, noventa por cento das crianças, na educação básica, sofram com algum tipo de dificuldade de aprendizagem relacionada à linguagem. Entre elas, a dislexia é a maior incidência. A dislexia é a incapacidade parcial de a criança ler compreendendo o que se lê, apesar da inteligência normal, audição ou visual normais e de suas dificuldades sócioculturais.
Com base nesses dados este projeto pretende, dentro de uma perspectiva de sensibilização e informação, responder a uma necessidade que se faz essencialmente presente no atual sistema educacional. A desinformação entre pais e educadores, tem deixado à margem das salas de aula, e do bom convívio familiar e social, as crianças disléxicas ou com problemas de aprendizagem.
A dislexia é decorrente de uma defasagem no lado esquerdo do cérebro,ela leva ao desenvolvimento de habilidades associadas ao hemisfério direito. O tema dislexia interessou pelo fato de entender como aprendemos e o porquê de muitas pessoas inteligentes e ,até, geniais experimentarem dificuldades paralelas em seu caminho diferencial do aprendizado.
2. PROBLEMATIZAÇÃO
A dislexia existe ? O que é dislexia ? Disléxicos são menos capazes ? Eles são doentes ? Como identificar ? A importância do conhecimento sobre a dislexia . Como eles aprendem ? O que fazer pra ajuda-los ?
3. INTRODUÇÃO
A dislexia é mais frequentemente caracterizada pela