Dislexia
TEMA ESCOLHIDO:
Dislexia
DEVE CONTER:
- características principais da doença
- regiões afetadas do sistema nervoso
- tratamento
- incidência da doença que afetam o sistema nervoso na população
- estudos que mostrem a incidência das afecções do sistema nervoso nas diferentes culturas e etnias
- a interface das ciências biológicas com o saber psicológico que é de relevância para a atuação profissional do psicólogo.
- pelo menos 4 referências bibliográficas (NÃO ESQUECER DE MARCAR O DIA QUE O SITE FOI VISITADO).
ALGUMAS SUGESTÕES DE REFERÊNCIAS: http://www.news-medical.net/health/Dyslexia-Theories-(Portuguese).aspx http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?657 http://www.dislexia.com.br/sintomas.htm http://pediatrics.aappublications.org/content/127/3/e818.full.html
Pessoas que apresentam dificuldade na leitura, na soletração ou na identificação de simples palavras podem ter dislexia.
Dislexia é muito mais do que falta de atenção, falta de interesse, falta de motivação, má alfabetização ou preguiça, ela é um distúrbio neurobiológico e genético que compromete o funcionamento do cérebro nos processamentos linguísticos relacionado à leitura.
O que ocasiona esse distúrbio é uma menor ativação nas áreas localizadas no hemisfério esquerdo que são responsáveis pela leitura, escrita e codificação fonológica. Ocorre falhas nas conexões cerebrais e também uma alteração cromossômica hereditária, devido a isso, componentes da mesma família podem ser diagnosticados com Dislexia.
Algumas características apresentadas nas pessoas diagnosticadas com esse distúrbio são: dificuldade na linguagem, na escrita, na compreensão de textos, na organização, na memória de curto prazo; dificuldade em executar sequência de tarefas complexas; dificuldade com a percepção espacial; confusão entre direita e esquerda; apresentação de disgrafia e discalculia, entre outros.
Essas características se tornam mais evidentes na fase de