Junta Comercial
A FINALIDADE E O FUNCIONAMENTO DA JUNTA COMERCIAL
BARUERI, 01 DE ABRIL DE 2013
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BARUERI “PADRE DANILO JOSÉ DE OLIVEIRA OHL”
COMÉRCIO EXTERIOR – 1º SEMESTRE
GRUPO REVISOR
JULIANA OLIVEIRA
DANIELLE SIQUEIRA
LETÍCIA DE PAULA
MAIARA LETÍCIA
EWELIN GOUVEA
MARCELLI VIANNA
JÉSSICA COSTA
BARUERI, 01 DE ABRIL DE 2013
INTRODUÇÃO
A Junta Comercial é o órgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e sociedades cooperativas no Estado. Tem ainda como principais atribuições processar a habilitação e a nomeação dos tradutores públicos e intérpretes comerciais, além da matrícula e fiscalização de leiloeiros e armazéns gerais.
Tendo em vista a importância da Junta Comercial no cenário atual, este trabalho irá apresentar as atitudes tomadas pela mesma, não só no Estado de São Paulo, mas em outras regiões do nosso país, uma vez que este órgão está presente em todas as regiões do Brasil.
Tais atitudes estarão relacionadas às facilidades criadas por algumas Juntas, a fim de reduzir o tempo gasto pelo empresário e tornar menos burocrática a sua atividade.
A partir das idéias apresentadas, será possível compreender o funcionamento da Junta Comercial e assim se atualizar dos acontecimentos mais recentes relacionados a este órgão.
Notícia 01: Junta Comercial emitirá CNPJ em todo o estado de São Paulo
Com o intuito de reduzir o tempo de registro para novas empresas, a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) em parceria com a Receita Federal, reduziu de dezessete para sete dias o tempo para uma nova empresa conseguir o registro para iniciar seus negócios.
Antes, o empresário só poderia entrar com o pedido do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) na