HOmem e sociedade
a.
A “Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão”, de 1789, é muito importante para a ideia de humanidade.
b.
Há concordância absoluta entre as diversas interpretações sobre o ser humano, tanto nas ciências biológicas quanto nas ciências humanas e do comportamento.
c.
O conceito de raça, embasado biologicamente, envolve hierarquia e serve aos desejos de poder e dominação.
d.
A antropologia culturalista não tem condições de entrar em diálogo com a biologia pois não há relação entre as ciências humanas e biológicas.
e.
Não é possível acreditar-se em mútua dependência entre mudanças culturais e evolução genética.
0,5 pontos
Pergunta 7
A antropologia demonstra que a cultura influencia profundamente na forma como vemos o mundo e como julgamos costumes diferentes dos nossos ou costumes que fogem ao padrão imposto pelas normas sociais. Por isso existe a tendência a:
a.
Participarmos de uma identidade globalizada e homogênea, uma vez que não podemos ter consciência da cultura de nossa própria época, nos lugares em que habitamos.
b.
Considerarmos as culturas tradicionais como melhores, uma vez que elas parecem ter maior controle sobre os indivíduos, regrando suas atitudes.
c.
Julgarmos depreciativamente aquilo que foge à lógica cultural que herdamos, o que dificulta a convivência com os costumes alheios.
d.
Sempre considerarmos muito melhores os costumes alheios, uma vez que a rotina e a tradição reprimem a liberdade de expressão de nossa identidade.
e.
Procuramos sempre novas influências culturais que possam nos auxiliar a compreender melhor o costume alheio.
0,5 pontos
Pergunta 8
A respeito da relação entre Estado, nação e cultura é correto afirmar que: