HOMEM E SOCIEDADE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS E COMUNICAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CIÊNCIAS CONTÁBEIS
QUESTIONARIO DE HOMEM E SOCIEDADE SOBRE CULTURA NA SOCIEDADE – MATERIAL 2º BIMESTRE
Brasília-DF
2014
QUESTIONARIO DE HOMEM E SOCIEDADE SOBRE CULTURA NA SOCIEDADE – MATERIAL 2º BIMESTRE
Atividades Práticas – Trabalho apresentado como exigência para a avaliação do primeiro semestre, do curso de Administração / Ciências Contábeis da Universidade Paulista, sob orientação do professore do semestre.
Brasília-DF
2014
1. O que são relações étnicas.
As relações étnico-culturais são todas as situações nas quais diferentes culturas/etnias são colocadas em contato por qualquer razão, e supõe que dois ou mais povos que representam suas etnias mantenham por tempo indeterminado alguma forma de convivência.
2. Conceitue relativismo cultural.
O relativismo cultural é um conceito antropológico segundo o qual não é possível julgar a partir de um ponto de vista externo os padrões e valores culturais (moralidade, práticas, crenças) de uma determinada cultura. Essa perspectiva entende que existe uma incompatibilidade fundamental entre os sistemas de valores de diferentes culturas e também que não há critérios objetivos que permitam classificar as culturas entre superiores e inferiores, pois todas as culturas, segundo o relativismo cultural, devem ser vistas como igualmente aptas a preencher as necessidades de seus integrantes.
3. Conceitue etnocentrismo.
É um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades. O termo é formado pela justaposição da palavra de origem grega "ethnos" que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro.
4. Quais sãoas questões que trazem à tona o relativismo cultural e o