vitaminas
Vitaminas são moléculas orgânicas que funcionam em uma grande variedade de processos dentro do organismo. A função mais comum é como cofatores* para as reações enzimáticas. A característica distinguível das vitaminas é que elas geralmente não podem ser sintetizadas pelas células de mamíferos e, portanto, devem ser fornecidas pela dieta.
As vitaminas são de dois tipos diferentes:
Hidrossolúveis: Tiamina (B1), Riboflavina (B2), Niacina (B3), Ácido
Pantotênico (B5), Piridoxina (B6), Biotina (B7), Cobalamina (B12),
Ácido Fólico (B9) e Ácido Ascórbico (C).
Lipossolúveis: vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K.
*São as vitaminas hidrossolúveis as que têm função de coenzimas ou fazem parte de moléculas de coenzimas. Nutrient Requirements of Beef Cattle http://books.nap.edu/openbook.php?record_id=9791&page=76 TIAMINA
Tiamina é também conhecida como vitamina B1.
TIAMINA
TIAMINA PIROFOSFATO
(TPP)
Tiamina é rapidamente convertida em sua forma ativa, tiamina pirofosfato, TPP, no cérebro e no fígado por uma enzima específica, tiamina difosfotransferase.
TPP é necessária como cofator para as reações catalisadas pela piruvato descarboxilase e pela piruvato e alfa-cetoglutarato desidrogenase.
A deficiência de ingestão de tiamina leva a uma diminuição drástica na capacidade das células em gerar energia como resultado do seu papel importante nessas reações.
RIBOFLAVINA
Riboflavina
Riboflavina é também conhecida como vitamina B2. Riboflavina é o precursor para as coenzimas flavina mononucleotídeo (FMN) e flavina adenina dinucleotídeo (FAD).
FMN
FAD
FAD é sintetizado a partir da riboflavina e ATP.
As enzimas que requerem FMN ou FAD como cofatores são denominadas flavoproteínas. Ambas as classes de enzimas estão envolvidas em uma grande faixa de reações redox, p.ex. succinato desidrogenase. Durante o curso das reações enzimáticas envolvendo as flavoproteínas as formas reduzidas da FMN e FAD são formadas, FMNH2 e FADH2, respectivamente.
Algumas