TGA - Aula 01
Disciplina: Ciência Política
Carga horária: 30 horas
Número de créditos: 4
Graduandas (os): Aline Barreto; Brenda
Suzana Figueiredo.
Peso da atividade: 10
Nota adquirida:_______
Data: ______/______/2014
Professor: Cristiano A. de Almeida
Sapocaia; Cristina Brito, Ramon Sapocaia;
Atividade Avaliativa
Com base na obra de Niccolò Machiavelli, “O príncipe”, escrita em 1505 e publicada em 1515, produza uma análise crítica apontando seus aspectos sócio políticos e estabelecendo um comparativo com a contemporaneidade.
Após reflexões sobre tudo o que descobrimos e redescobrimos fazendo este percurso, seria uma afronta não reconhecermos o expressivo valor dos ensinamentos que apreendemos durante o estudo da obra. Visto que a nós, futuros príncipes da gestão em seu amplo sentido, necessitaremos dos mesmos ensinamentos para governar, no melhor sentido da palavra, as nossas funções e obrigações que advêm com as mesmas.
Deixando a via que conduz o pensamento maquiaveliano como instruções às formas de governar, ou estudo detalhado do governo frente aos governados e todos os pensamentos que progridem a partir desse ponto, passamos a uma análise da obra como contribuinte cultural e norte para que possamos compreender a importância de sabermos o posicionamento de alguém, que perante um grupo, seja social, familiar ou ainda em seu âmbito profissional precisa conhecer para que possa ser seguido e conduzir o mesmo grupo ao que se chama de sucesso.
A alguns olhos, Machiavelli, ao tratar sem hipocrisia como um governante deveria agir, acabou com uma má fama. Mas o que ele fez foi desenvolver uma teoria política realista que, na verdade, nos mostrou uma desagradável característica do ser humano. A filosofia da arte de governar que ele desenvolveu tinha a intenção de ser científica, por isso não havia espaço para questões morais. Adentrando nesse campo minado, tornou-se alvo de críticas infundadas, mais que se atribuíram,