Projeto de Pesquisa sobre Dislexia
1 Introdução
O presente projeto de pesquisa pretende refletir acerca da temática da dislexia no âmbito escolar, mais propriamente na ação pedagógica dos educadores que atuam na rede pública, mais especificamente com educadores que possuem educandos diagnosticados com dislexia e que estão em idade escolar apropriados para o ensino fundamental II (6º ao 9 ano).
Para que este educando possa aprender de forma correta e linear, o processo de inclusão deve ser feito de tal maneira que o educando não se sinta diferente no âmbito da sala de aula. Para isso, sabemos que é necessário dotar o educador de conhecimento e criatividade. Assim, o atendimento diferenciado que o educando necessita para aprender terá que vir do educador que está ligado diretamente à educação do educando disléxico. O educador, por sua vez, terá de assumir uma postura de pesquisador, mediador e promotor da igualdade dentro da sala de aula.
Como metodologia, utilizar-se-á um estudo de campo bem como de uma pesquisa qualitativa bibliográfica, cujo foco de atenção será a ação do educador e uma entrevista com os profissionais que atuam diretamente com esses educandos disléxicos.
Os dados encontrados na pesquisa de campo, serão confrontados com os dados teóricos encontrados nas mais diversas referências estudadas a partir das respostas do questionário.
2. Tema: Dislexia.
3. Delimitação do Tema: O processo de inclusão de alunos disléxicos matriculados no Ensino Fundamental II (entre o 6º e o 9º ano) em Escolas públicas.
4. Problema:
Como é realizado o processo de inclusão de alunos diagnosticados com dislexia que frequentam o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) em duas escolas da rede pública municipal de Terra de Areia, RS.
5. Objetivo Geral:
- Verificar quais são os procedimentos utilizados pelos professores no atendimento de alunos que são diagnosticados com o transtorno de aprendizagem (dislexia) que estão com idade escolar no ensino fundamental II.
5.1 Objetivos