Motivação
A motivação pode ser observada a partir de dois aspectos diferentes: como impulso e atração. Visto como impulso, podemos dizer que os impulsos são os propulsores da ação, e como atração, podemos destacar que o objetivo é quem atrai a pessoa. Visto com o aspecto de atração, temos que levar em conta as preferências individuais, pois todas as pessoas virão seus objetivos como mais ou menos desejáveis. A partir disso, outro conceito que influenciou o estudo da motivação foi a diferença entre motivação intrínseca e motivação extrínseca. A motivação intrínseca refere – se as necessidades e motivos da pessoa. Já a motivação extrínseca refere – se a processos de reforço e punição.
Diversos teóricos defenderam suas teses a respeito da motivação. Podemos citar Kurt Lewin, que foi um dos primeiros a propor que o comportamento humano é função do ambiente e da pessoa. Para ele, o objetivo de um comportamento possui para a pessoa, uma determinada importância, que desenvolve a partir de uma tensão interna gerada por uma necessidade.
Já Abraham Maslow, psicólogo humanista, propôs uma classificação diferente das necessidades. Para ele há cinco tipos de necessidades: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança íntima (física e psíquica), necessidades de amor e relacionamentos (participação), as