penal
DESENVOLVIMENTO________________________________________________05
CONSIDERAÇÕES FINAIS____________________________________________31
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_____________________________________33
INTRODUÇÃO
o presente trabalho visa demonstrar a origem, o conceito, os acontecimentos históricos, a critica e nossos entendimentos a respeito do sistema presidencialista.
Por meio da pesquisa, verificaremos que a evolução desse sistema não ocorreu da mesma maneira para os Estados (atuais) que o adotaram, visto que em alguns a eleição para presidente se dá de maneira indireta, como observado nos Estados Unidos da América, e de maneira direta, como em nosso próprio país.
Assim, centrado na situação do Estado brasileiro e suas ligações entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, abordaremos o desenrolar histórico após uma ditadura de 24 anos, que depois de muitos demarches, retomou a característica de Estado democrático, através de movimentos como: Diretas Já; Os Caras Pintadas; O Impeachment de Collor e o atual contexto que ora vivemos.
DESENVOLVIMENTO
Origem do Presidencialismo
Os Estados Unidos foram colonizados pelos britânicos e após a sua independência (1776) havia a necessidade de construir um sistema de governo totalmente diferente, desse modo, extinguindo com o absolutismo.
As lembranças da colonização fortaleciam ainda mais a vontade americana de se criar um regime diferente, em que a liderança poderia ser controlada evitando a não concentração do poder e garantindo a liberdade e a soberania da vontade popular.
Os participantes da independência americana queriam que George Washington fosse Presidente vitalício, mas o mesmo se recusou, pois, estaria agindo como um monarca, relembrando as doutrinas utilizadas pelos britânicos.
Foi em 1787, na Filadélfia, que suas linhas