Corte, Dobra, Estampagem e Embutimento
Corte, Dobra, Estampagem e Embutimento
Nome:Èlvis Alexandre, Natael Oliveira, Eduardo Tremarim,Enrique Tremarim
Turma:5203T13
São Leopoldo,Maio de 2013
2 Estampagem
Estampagem é o conjunto de operações com as quais sem a produção de cavacos uma chapa é submetida a uma ou mais transformações com a finalidade de obter peças com geometria própria. A estampagem em um conceito mais amplo é uma deformação plástica do metal.
Os esforços aplicados durante a estampagem são em principal,de dobramento e corte.Considerando tais esforços, pode-se dividir a estampagem nos seguintes processos:Embutimento quando for (estampagem profunda), Dobramento,Curvamento, Corte e nervuramento.
2.1 Descrição do Processo
2.2 Corte de Chapas
O corte de chapas corresponde à obtenção de peças geométricas a partir de chapas submetidas à ação de uma ferramenta ou punção de corte, aplicados por intermédio de uma prensa que exerce pressão sobre a chapa apoiada numa matriz e presa por intermédio de uma anti-ruga (Figura 1). (Figura 1)
No instante em que o punção penetra na matriz, o esforço de compressão converte-se em esforço de cisalhamento e ocorre o desprendimento brusco de um pedaço de chapa. Em princípio, a espessura da chapa deve ser igual ou menor ao diâmetro do punção.
O punção deve apresentar seção conforme o contorno desejado da peça a se extrair da chapa, assim como a cavidade da matriz. É importante também o estabelecimento do valor para a folga entre o punção e a matriz. 2
2.3 Estampagem Profunda
É no processo de estampagem profunda em que as chapas metálicas são conformadas na forma de copo, ou seja, um objeto oco.
Os copos conformados a partir de discos planos são de formato cilíndrico, podendo se constituir