Estampagem
Estampagem: Introdução
Estampagem é um processo de conformação mecânica, geralmente realizado a frio, que engloba um conjunto de operações, onde a chapa plana adquire uma nova forma geométrica, plana ou oca.
Estampagem: materiais mais utilizados
As chapas metálicas de uso mais comum na estampagem são: As feitas com as ligas de aço de baixo carbono; Os aços inoxidáveis; As ligas alumínio E o latão70-30, que tem um dos melhores índices de estampabilidade entre os materiais metálicos.
Estampagem
Além do material, outro fator que se deve considerar nesse processo é a qualidade da chapa. Os itens que ajudam na avaliação da qualidade são: A composição química, as propriedades mecânicas, as especificações dimensionais, acabamento e aparência da superfície.
Estampagem Qualidade da chapa
Composição química Deve ser controlada no processo de fabricação do metal. A segregação de elementos químicos, por exemplo, que pode estar presente no lingote que deu origem à chapa, causa o comportamento irregular do material durante a estampagem.
Estampagem Qualidade da chapa
Propriedades mecânicas A dureza e resistência à tração, são importantíssimas na estampagem. Determinadas por meio de ensaios mecânicos, juntamente com dados sobre a composição química, geralmente são fornecidos nas especificações dos materiais, presentes nos catálogos dos fabricantes das chapas e padronizados através de normas.
Estampagem Qualidade da chapa
Especificações das dimensões Ajudam no melhor aproveitamento possível do material, quando é necessário cortá-lo para a fabricação da peça. O ideal é obter a menor quantidade possível de sobras e retalhos que não podem ser aproveitados. O aproveitamento ideal envolve também o estudo da distribuição das peças na chapa.
Estampagem Aproveitamento da chapa
Aproveitamento máximo da chapa (lay out de tira)
Estampagem Aproveitamento da chapa