Estampagem
PLÍNIO GILBERTO KROEFF
BRUNO WESLEY DE VARGAS ANTUNES
KAUÊ FIORAVANTE DA SILVEIRA
MATHEUS PINHO SILVA
ESTAMPAGEM
SÃO LEOPOLDO, JUNHO/2014.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Neste trabalho você irá conhecer um pouco mais sobre a estampagem mecânica, na qual é bastante utilizada por indústrias em geral como, automobilística, alimentícia, etc. A partir daí abordaremos sobre sua história, seus diferentes processos de conformação plástica de chapas, suas características, operações básicas, tipos de corte, classificação, ferramental e suas vantagens e desvantagens.
2. A HISTÓRIA DA ESTAMPAGEM
Por volta de 1890 teve início a industrialização. Ela é recente se comparada às épocas primitivas em que uma determinada forma de trabalho podia durar muitos anos sem aperfeiçoamento.
Surgiram as primeiras fábricas, dando início à fase industrial na história do homem. Com o desenvolvimento das indústrias, foi intensificada a utilização de novos materiais e de novos processos de fabricação.
3. ESTAMPAGEM
Estampagem é um processo de conformação mecânica, geralmente realizada a frio, que engloba um conjunto de operações, onde a chapa plana adquire uma nova forma geométrica, plana ou oca. Esse processo só é possível devido à plasticidade dos metais.
A estampagem da chapa pode ser simples, quando se executa uma só operação, ou combinada. Com a ajuda da estampagem de chapas, fabricam-se peças de aço baixo carbono, aço inoxidável, alumínio, cobre e de diferentes ligas não ferrosas e o latão 70-30, que tem um dos melhores índices de estampabilidade entre os materiais metálicos. Além do material, outro fator que se deve considerar nesse processo é a qualidade da chapa.
Os itens que ajudam na avaliação da qualidade são:
Composição química: deve ser controlada no processo de fabricação do metal. A segregação de elementos químicos, por exemplo, que pode estar