Fonoaudiologia e telemarketing
- O telemarketing é a utilização da técnica coordenada, integrada e planejado do profissional de telefone com a marketing, fazendo propagandas da empresa para vendas de produtos e aproximação de clientes. Sendo assim, temos o telemarketing ativo: onde a empresa entra em contato com o cliente pra fazer à venda e o passivo que se limita apenas as ligações para resolver problemas específicos do cliente. O principal recurso do profissional nessa área de trabalho é a sua voz, pois é através dela que ele vai convencer o cliente a fechar negócio com a empresa, sendo que esta exige que o profissional tenha uma voz clara, agradável, saiba se comunicar bem fluentemente, tenha persistência e habilidade para contornar a conversa nos casos de rejeição por parte do cliente, possua uma voz com boa tonalidade, suavidade, entonação, use termos apropriadas, vocabulário amplo e diversificado, seja um bom ouvinte e diversos outros pontos que são analisados durante a contratação do mesmo.
Pelo uso e abuso vocal freqüente no qual o operador de telemarketing é exposto, ele acaba sendo o 6° profissional a apresentar maior risco em obter alterações vocais, sendo cantor e professor um dos primeiros. O ambiente para esses profissionais devem ser planejados com regras de saúde e higiene, ventilação e com cabines individuais que ajudem a manter a comunicação, entretanto em muitas empresas não é dessa forma que o ambiente é tratado e sem impor esses métodos, o profissional acaba tendo sérias alterações vocais.
ALTERAÇÕES VOCAIS:
Cada vez mais os fatores ambientais e organizacionais determinam risco para o desenvolvimento de distúrbios vocais e com os profissionais de telemarketing isso vem se agravando, pois estes são expostos assim como todos os outros a adquirir doenças das vias aéreas superiores, principalmente pelo seu local de trabalho que pode favorecer mudanças de temperatura devido ao ar condicionado, causando uma rinite, gripe, ou outras doenças (esses seriam