Paradigmas da educação
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
RUTE MOREIRA RODRIGUES
QUEBRANDO OS PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO
FORMOSA-GO
2014
Mudando os paradigmas da Educação
Vivemos o ocaso de um modelo educacional, todavia ainda estamos sem um substituto para a vaga de titular. Sir Ken Robinson desconfia da epidemia de déficit de atenção e aponta mudanças do paradigma da educação tradicional.
Todo país do mundo nesse momento, está reformando a educação pública. Há duas razões para isso. As pessoas estão tentando resolver, como nós educamos nossos filhos, para assumirem seus lugares nas economias do século XXI. Como fazemos isso? Já que nem sequer podemos antecipar como a economia vai estar no final da próxima semana. Todo país do mundo está tentando entender como educamos nossos filhos para que eles tenham uma percepção de identidade cultural para que possamos passar os genes culturais de nossas comunidades.
O problema é que eles estão tentando chegar ao futuro fazendo aquilo que fizeram no passado. E no processo estão alienando milhares de crianças que não vêem nenhum propósito em ir para a escola. Quando nós fomos para escola, éramos mantidos lá com a história de que se você estudasse bastante e tirasse boas notas e obtivesse um diploma universitário, você conseguiria um emprego. Nossos filhos não acreditam nisso. E a propósito, eles estão certos em não acreditar.
O problema é que o sistema educacional atual foi desenhado e pensado e estruturado para uma época diferente. Antes da metade do Século XIX não havia sistemas de educação pública. Não realmente. Você era educado por Jesuítas se você tivesse dinheiro.
A Educação Pública financiada pelos impostos obrigatória para todos e de graça, era uma idéia revolucionária. A inteligência real consistia nessa capacidade para certos tipos de deduções lógicas e num conhecimento dos Clássicos o que passamos a definir como habilidade