Processos mecanicos
Os processos de conformação são inúmeros e variados, aqui podemos destacar os principais: Forjamento, Extrusão, Trefilação, Estampagem e Calandragem que é o processo que vamos falar.
A máquina usada para curvar chapas chama-se calandra. A dois tipos, que são para chapas e para perfis e tubos que será o nosso caso.
A calandra é constituída por um conjunto de rolos ou cilindros, com movimentos giratórios e pressão regulável. As peças podem ser curvadas de acordo com o raio desejado
Para a produção das rochas artificiais sua base deve conter partículas de rochas sejam elas sedimentares, metamórficas, magnéticas e ornamentais e é fundamental o uso de uma resina termofixa para unir as partículas da rochas, no trabalho, criamos uma resina a base de garrafa pet “Politereftalato de etileno”, que pode ser substituída por poliéster, epóxi, vinilicas e até árvores coníferas.
As resinas podem ser utilizadas somente no estado líquido ou solido. O molde possuirá sistema de aquecimento elétrico que elevará sua temperatura até cerca de 270ºC para fusão das partículas de PET ou, no caso, de utilizar outra resina, promovendo desta forma a união das partículas de rocha. Após ser dado tempo para estabilização da temperatura, o molde será prensando para melhorar o empacotamento do material e alcance da espessura final esperada (10 mm). O sistema de aquecimento será então desligado e o molde resfriado rapidamente para evitar a cristalização do PET, mantendo sua transparência.
2.2 População e amostra
Produzidas 05 placas, das quais, duas serão